TOSSE DE CACHORRO - CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS


OBSERVE SEU CÃO!
A tosse de canis, mais conhecida como tosse de cão é causada geralmente pela ação de agentes infecciosos, como a bactéria denominada Bordelha Bronchiseptica e de dois vírus, o Parainfluienza e o Adenovírus, os quais agem de forma isolada ou em conjunto. Geralmente ataca os recém desmamados ou adultos com sistema imunológico fragilizado (estresse ou doenças como verminoses, anêmicos).
O que vale ressaltar é que a Bordelha Bronchiseptica pode acometer também os seres humanos, desta forma, é considerada como uma zoonose, que são doenças transmitidas de animais para o homem ou do home para os animais, que tem como agentes que desencadeiam essas afecções microorganismos diversos, como vírus, helmintos, bactérias, fungos, e rickéttsias. Geralmente, os cães que estão resfriados, o principal sintoma é a tosse seca, a qual parece que o animal está engasgado, e muitas vezes podendo expelir uma espécie de espuma branca. Esta tosse costuma piorar com a realização de atividades físicas, agitação e até mesmo pela utilização da coleira, pois este utensílio provoca uma pressão na região.
Em caso mais graves, o animal pode apresentar secreção nos olhos, falta de apetite, coriza e febre, sendo que em filhotes e em animais debilitados o quadro pode evoluir para problemas mais sérios, como por exemplo, a pneumonia. O tratamento desta doença e tosse é básico, sendo que consiste no uso de antibióticos, xaropes para aliviar a tosse, antiinflamatórios e confinamento do animal, evitando que o mesmo fique exposto ao vento, frio, umidade e ainda, evitar banhá-lo nas semanas seguintes até que a tosse desapareça.
Para os proprietários que contam com mais de um cão em casa, é possível perceber que cada animal contraia a doença com uma certa gravidade, sendo esta uma semelhança com a gripe humana, por isso, é indicado que principalmente nas épocas mais frias do ano procure proporcionar ambientes mais quentes e maior proteção contra o frio ao seus animais. Além disso, evite levá-los para passear em ambientes em que haja muita concentração de animais, como jardins, parques, canis, parques e lojas de animais. Vale lembrar que a gripe canina pode não apresentar a tosse seca, geralmente, este sintoma é mais comum em animais cardiopatas, isto é, em caos que contam com problemas cardíacos,, sobretudo, os idosos. Desta forma, é sempre importante levar seu cão a uma visita ao veterinário de confiança para o diagnóstico correto e adequado.

Comentários

  1. Meu cachorro está assim, o que posso fazer como tratar ele????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelas pesquisas que ando a fazer o tratamento é com xarope ou vacina, mas é melhor ir ao veterinário com o seu cão. E se tiver mais do que um cão em casa é melhor levar os 2.
      Também acho que o meu cão está com tosse canina.

      Excluir
  2. tenho uma cadela pitbull ela tem 7 anos está com tosse a mais de uma semana , já a levei no veterinário e estou administrando os medicamentosas a 5 dias. Quanto tempo demora para saber se os medicamentos estão ou não dando resultado? Nesta época do ano, a temperatura cai muito, o que devo fazer para mante-la aquecida?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas