Leão morre após reação contra sedativos

Do confinamento para morte

Leão morre ao ser transferido de zoológico de Pouso Alegre para BH

18 de novembro de 2011


Assista o vídeo sobre a convulsão sofrida pelo Leão: 
http://g1.globo.com/videos/minas-gerais/v/dois-leoes-foram-retirados-do-zoologico-de-pouso-alegre/1699998/#busca=leoes 
Valentino tomou doses de anestésicos e calmantes para fazer a viagem. Foto: reprodução TV Globo
Um dos leões transferidos de Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais, para Belo Horizonte, chegou morto ao zoológico da capital mineira. De acordo com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o óbito foi constatado na noite desta quinta-feira (17). O animal, de nome Valentino, tinha 15 anos.
Para ser retirado da jaula, Valentino tomou doses de anestésicos e calmantes, e, logo em seguida, teve uma convulsão. O animal foi medicado e liberado pelo veterinário para viajar à capital mineira.
O Ibama informou que, para o transporte, os dois leões foram sedados. Durante o trajeto até Belo Horizonte, eles foram avaliados por um médico veterinário. Na última parada, eles estavam voltando da sedação e apresentavam bom estado, segundo o instituto, que acompanhou a transferência.
A causa da morte é desconhecida. Segundo o Ibama, a necropsia vai ser feita na tarde desta sexta-feira (18), e o laudo deve ser divulgado em 30 dias.
Por meio de nota, o Ibama ressaltou que todos os procedimentos realizados na transferência dos animais seguiram rotinas previstas para este tipo de operação. Além disso, afirmou que o óbito é um evento possível de acontecer, pois se trata do deslocamento de animais com histórico de saúde desconhecido pela instituição.
Com informações do G1
Nota da Redação:  O leão convulsionou após tomar os medicamentos e mesmo assim foi obrigado a viajar. Sair de um confinamento, enfrnatr uma estrada para ir para outro confinamento. Triste vida dos animais aprisionados em zoos, aquários. Ao menos, Valentino se libertou de uma vida sofrida e cruel.

Leia matéria passada:


17/11/2011 19h45 - Atualizado em 17/11/2011 19h45

Leões são retirados de zoológico 



desativado no Sul de MG


Em 2009, unidade foi desativada por não se adequar às exigências do Ibama.
Animais tiveram que esperar enquanto instituto encontrava destino para eles.

Do G1 MG
Comente agora
Dois leões que estavam em um zoológico desativado foram retirados do local pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), nesta quinta-feira (17), em Pouso Alegre, no Sul de Minas Gerais. Desde 2009, quando foi assinado um termo com o Ministério Público Estadual para desativação da unidade, o instituto procurava um destino para eles. Eles foram levados provisoriamente para o Zoológico de Belo Horizonte. Os outros animais que viviam no local já foram transferidos.
Uma equipe do Ibama de Belo Horizonte foi ao zoológico para auxiliar na transferência. Um dos animais tem cerca de 30 anos e o outro, 16 anos. Os leões foram preparados para a viagem por um veterinário. Eles receberam uma dose de um medicamento contendo tranquilizante e anestésico, para mantê-los sedados.
De acordo com a analista ambiental do Ibama Maria Beatriz, o próximo passo é fazer um levantamento sobre o estado de saúde dos animais. O instituto não informou o local definitivo onde os leões vão viver.
Desativação
Em 2005, a Prefeitura de Pouso Alegre tentou realizar alterações na estrutura do zoológico para que a unidade pudesse se adequar às exigências do Ibama, mas, em 2009, se comprometeu a fechar o local. O zoológico chegou a abrigar 180 animais de 32 espécies. O prazo para o remanejamento dos animais venceu em agosto de 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas