Debate sobre o Rodeio de Barretos


O uso de animais em rodeios já era questionado, mas com o sacrifício de um bezerro após uma prova na Festa do Peão de Barretos na última sexta-feira (19), o debate ganhou mais força. O Ministério Público está investigando o caso não apenas para tratar deste acidente, mas também para saber se esta prova é prejudicial aos animais, conforme informou a promotora do meio ambiente de Barretos, Adriana Nogueira Franco. De acordo com ela, nesta terça-feira (23) foi enviado um ofício para a organização do evento, que tem dez dias para respondê-lo, a contar da data em que recebê-lo.

  • O tema foi, inclusive, um dos mais comentados no Twitter esta semana. O bezerro que precisou ser sacrificado foi usado em uma prova conhecida como bulldog. Nela, o peão desce de um cavalo em movimento e precisa derrubar o bezerro usando apenas as mãos. Na quarta-feira (24), a organização do evento informou que o competidor Cesar Brosco, que disputava a prova que acabou lesionando a vértebra cervical do animal, foi afastado por seis meses pela Associação Nacional de Bulldog.

De acordo com a nota, o afastamento foi solicitado por técnicos do Centro de Estudos do Comportamento Animal (ECOA), ligado ao clube que organiza a Festa do Peão de Barretos. O relatório feito pelos profissionais demonstra que “a infração poderia ter ocorrido por conta de uma manobra executada de forma irregular”. O peão César Brosco diz sofrer retaliaçãopelo ocorrido.


Comentários

Postagens mais visitadas